Avançar para o conteúdo principal

A Corrida, por Frederico Figueiredo: Vuelta a Castilla y León

Boa noite, caros seguidores e amigos!

(By www.elpedaldefrodo.com)
Mais um fim-de-semana de competição, desta vez em Espanha para correr a Vuelta a Castilla y Léon. Uma corrida de bastante nível com presença de excelentes equipas e corredores. Esperavam-nos 3 dias de competição ao mais alto nível.

Rumámos a Espanha pela manhã de quinta-feira até Ciudad Rodrigo, onde encontrámos um Castelo transformado em Hotel, diga-se de passagem com muitas condições. Depois de um almoço ligeiro, seguido de algum tempo de descanso, foi hora de partir para um treino suave de cerca de 1h30/45, onde deu para ver que no dia seguinte íamos ter o vento como grande adversário na corrida.

No 1º dia de competição tivemos 180 km para cumprir. Foram várias as tentativas de fuga ao início, onde a minha equipa tentou de tudo para colocar alguém na frente, mas nenhuma das fugas em que estávamos deu certo, até que se formou uma fuga que vingou e assim seguiu daí para a frente. Foi sempre uma etapa muito nervosa, pelo vento que se fazia sentir, até que na passagem por uma vila a equipa da Movistar decidiu acelerar e fazer os famosos "abanicos". Houve ali momentos de pânico com o vento a bater de lado, provocando alguns cortes no pelotão, mas tudo se juntou novamente e assim fomos até ao final com a Movistar a levar a corrida para o seu sprinter José Joaquín Rojas, o mais forte na chegada ao sprint. Da parte da minha equipa Rádio Popular-Boavista, pelo facto de não termos nenhum ciclista rápido, nestas etapas temos de resguardar-nos ao máximo e tentar a nossa sorte em etapas mais duras, talhadas para os nossos ciclistas Rui Sousa, César Fonte, Vergílio Santos, Célio Sousa e Daniel Silva.

Na 2ª etapa enfrentámos a chegada ao alto de Lubián, uma contagem de primeira categoria. Esta jornada foi toda ela pautada pelo vento forte, causando algum desgaste, e na parte final duas contagens de montanha, umas delas coincidindo com a chegada. A corrida foi sempre controlada pela equipa do líder (Movistar) e na entrada da última subida começou a selecção do grupo. Ao ataque do Ricardo Mestre, que abriu as hostilidades, seguiu-se o de David Belda, que ganhou uma larga vantagem vencendo na meta em Lubián. Da minha parte, realizei um 8º lugar na etapa sendo o 2º português atrás de Edgar Pinto, também ele a realizar uma excelente subida.

No último dia de competição, na minha opinião a etapa rainha da prova, tivemos um acumulado de mais de 3500m e um constante sobe e desce. Realmente uma dureza, mas também excelentes paisagens! Saímos de uma vila em Lubián com a partida real a ser dada após 700m da partida simbólica e logo a subir. Como é normal no último dia de corrida, tivemos várias tentativas de fuga ao início formando-se um grupo que não durou muito tempo, já que na entrada da primeira subida de 1ª categoria a Movistar entrou a puxar, endurecendo a corrida subida acima, onde mais tarde a Efapel endureceu ainda mais o ritmo e partiu o grupo já algo fragmentado. Apanhou-se a fuga no final dessa descida e novas tentativas de fuga surgiram, com o terreno em si a seleccionar o grupo cada vez mais pequeno. No final chegou um grupo de 25 ciclistas à meta, onde Luis León Sánchez (Caja Rural-Seguros RGA) foi o mais forte. Arrancou a faltar alguns quilómetros e assim foi até à meta. Neste último dia realizei a 15ª posição na etapa e mantive o meu 8º lugar na geral graças à minha equipa, que em todos os momentos confiou em mim. A eles, o meu obrigado pela confiança e apoio!

Cumprimentos e boas pedaladas :)
Frederico Figueiredo


Rádio Popular-Boavista (By www.elpedaldefrodo.com)

Frederico terminou na geral em 8º lugar, a 1m55s do vencedor David Belda (BUR).

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.