Avançar para o conteúdo principal

Rafael Silva confirma talento na vitória do 6º GP Liberty Seguros

Rafael Silva e Sérgio Sousa (by Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)

Caiu o pano na 6ª edição do Grande Prémio Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria. A equipa Efapel-Glassdrive celebrou várias vitórias… Sérgio Sousa triunfou na última etapa e Rafael Silva conquistou a desejada camisola amarela, à qual somou ainda a verde dos pontos.

Pela manhã, a equipa Efapel-Glassdrive já tinha experimentado o sabor da vitória ao agarrar o triunfo no contra-relógio colectivo. Esse resultado matinal levou Rafael Silva a subir ao segundo lugar da geral, somente a 2s da amarela na posse de Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa).

Com o final completamente em aberto, ao longo dos 79,2 km da quarta etapa, a formação de Lourosa deixou tudo o que tinha no pavé do Circuito do Castelo de Santa Maria da Feira. No final das 12 voltas de 6,6 km, Sérgio Sousa triunfou na chegada de 3ª categoria, finalizando no segundo lugar da geral conquistada pelo companheiro Rafael Silva, segundo na meta do Castelo. Em terceiro, tanto na etapa como na geral, terminou Nuno Ribeiro (OFM-Quinta da Lixa), que viu o companheiro Ricardo Vilela perder a amarela ao cruzar a linha a 10s na sétima posição, descendo para quarto lugar da geral.

Nas pedaladas mais jovens, Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) assegurou a conquista da camisola dourada, sua desde o primeiro dia, ao destacar-se como primeiro sub-23 na meta do Castelo, onde Joaquim Silva (Anicolor) foi segundo e Mikel Iturria (Euskadi) terceiro. Na geral dos sub-23, os dois primeiros jovens ocuparam as referidas posições, tendo o terceiro lugar pertencido a Luís Gomes (Maia-Bicicletas Andrade).

Nas contas finais das demais coloridas camisolas, Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) conquistou a azul da montanha e Henrique Casimiro (Banco BIC-Carmim) a vermelha das metas volantes. No colectivo, a OFM-Quinta da Lixa triunfou no primeiro lugar por equipas e a formação da casa Liberty Seguros/Feira/KTM por equipas de clube.

A última homenagem do 6º Grande Prémio a um ex-ciclista profissional foi prestada a Manuel da Costa, campeão do mundo de veteranos em 1998 e vice-campeão em 1999/2000, cinco vezes campeão nacional de veteranos e actual director do Sport Ciclismo São João de Ver, organizador da prova.

Sucedendo ao galego Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) na vitória deste Grande Prémio, Rafael Silva (Efapel-Glassdrive) continua a demonstrar aos 23 anos um crescendo de boas exibições na sua jovem carreira. Em sub-23 foi protagonista de importantes vitórias, não só em Portugal vencendo de forma brilhante a Volta a Portugal do Futuro em 2012, triunfando em duas das cinco etapas, como também nas clássicas em Espanha. Subiu a profissional no ano transacto pela mão da LA Alumínios-Antarte, equipa com a qual incrementou o palmarés de bons resultados, entre eles a vitória do Memorial Bruno Neves (prova da Taça de Portugal) e novamente duas etapas na Volta a Portugal do Futuro. Este ano, pela Efapel-Glassdrive, tem vindo a sentir bem de perto o chamamento da vitória desde o começo da temporada, terminando no segundo e terceiro lugares do pódio na Volta à Bairrada e na Prova de Abertura. Ao sagrar-se como o grande vencedor de uma das corridas mais importantes do calendário português, como é o Grande Prémio Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, o luso Rafael Silva demonstra que não é somente uma promessa, mas sim um valor confirmado enquanto ciclista, podendo ainda crescer e desenvolver o talento que lhe é inato.
 
Vencedores das camisolas e da etapa final GP Liberty Seguros
(by Antónia Correia)

Resultados Etapa 4
1 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive 1:47:32 [44,191 km/h]
2 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Nuno Ribeiro (Por) OFM-Quinta da Lixa +6”
4 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +7”
5 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa +7”
6 Joni Brandão (Por) Efapel-Glassdrive +7”
7 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +10”
8 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +10”
9 Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Antarte +10”
10 Beñat Txoperena (Esp) Euskadi +13”
------
Geral Final
1 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive 9:34:13
2 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +11”
3 Nuno Ribeiro (Por) OFM-Quinta da Lixa +11”
4 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +12”
5 Joni Brandão (Por) Efapel-Glassdrive +21”
6 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa +23”
7 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte +27”
8 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +27”
9 Beñat Txoperena (Esp) Euskadi +31”
10 Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Antarte +34”
------
Geral Juventude:
1 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM
2 Joaquim Silva (Por) Anicolor
3 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade
4 Hugo Vaz (Por) Anicolor
5 António Barbio (Por) Anicolor
6 Gaspar Gonçalves (Por) Anicolor
7 Samuel Magalhães (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM
8 Carlos Ribeiro (Por) Anicolor
9 André Bessa (Por) Maia-Bicicletas Andrade
10 Rodrigo Gomes (Por) Anicolor
------
Pontos: Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive
Montanha: Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte
Metas Volantes: Henrique Casimiro (Por) Banco BIC-Carmim
Equipas Absoluto: OFM-Quinta da Lixa
Equipas Clube: Liberty Seguros/Feira/KTM

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.