Avançar para o conteúdo principal

A Primavera de Diego Rubio

A primavera chegou para Diego Rubio a 6 de Abril. O espanhol de 22 anos conquistou para a Efapel-Glassdrive a primeira vitória da temporada ao triunfar na Clássica da Primavera - Troféu Rui Costa, no regresso da importante prova ao calendário de estrada após o interregno de um ano sem sair para a estrada.

A 18ª edição viveu-se em pleno Dia Mundial da Actividade Física, com um pelotão de 134 corredores a fazer frente a uma jornada de 145,7 km na Póvoa de Varzim. Nada mais, nada menos do que 7 passagens pela meta volante em Navais e 7 coroares do prémio de montanha de 3ª cat. no Monte de São Félix marcaram o desenrolar da corrida primaveril, onde a fuga de 8 aventureiros tomou para si as referidas metas pontuáveis.

Na camisola das metas volantes, a LA Alumínios-Antarte destacou-se na sua conquista com Daniel Freitas, que já tinha somado semelhante triunfo na Volta à Bairrada. Na montanha, a Efapel-Glassdrive fez de Garikoitz Bravo o rei trepador, repetindo a equipa o triunfo da camisola da montanha alcançado na Volta à Bairrada por Hélder Ferreira. Ambas as equipas tomaram conta da fuga com a maioria dos corredores a pertencerem a essas formações, sendo a equipa de Lourosa a lançar o definitivo ataque a cerca de 15 km para o final.

Diego Rubio deixou os companheiros de fuga e partiu rumo à conquista da Primavera, usando a seu favor a última escalada do Monte de São Félix para fazer a diferença. A vantagem foi aumentando e Rubio cruzou a meta com 2 minutos sobre os companheiros de fuga. Numa Avenida dos Banhos repleta de público, Mário Costa (OFM-Quinta da Lixa) cruzou a linha em 2º, brilhando no Troféu a que o seu irmão Rui Costa dá nome, e Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive) fechou o pódio em 3º lugar.

A Clássica ficou quase na totalidade entregue à Efapel-Glassdrive, que fechou a jornada na 1ª posição por equipas, sendo a Anicolor a 1ª nas equipas de clube.

Na juventude, Rafael Reis (Banco BIC-Carmim), Luís Gomes (Maia-Bicicletas Andrade) e António Barbio (Anicolor) venceram nos sub-23 e convenceram nos três primeiros lugares desta classificação, tendo terminado na meta em 9º, 10º e 14º respectivamente.

A Póvoa de Varzim viveu assim mais uma jornada de ciclismo, onde apenas 74 corredores terminaram o dia, sendo o jovem Pedro Mendes (CC José Maria Nicolau) o último a cruzar a meta.

O asfalto português não tem descanso e os pedais dos heróis já se preparam para enfrentar a próxima prova lusa, o 6º Grande Prémio Liberty Seguros – Volta às Terras de Santa Maria, de 25 a 27 de Abril.
 
Vitória de Diego Rubio (Foto PCM-Portugal)

Resultados
1 Diego Rubio (Esp) Efapel-Glassdrive 3:46:36 [38,579 km/h]
2 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa +2:04
3 Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive +2:04
4 Amaro Antunes (Por) Banco BIC-Carmim +2:04
5 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte +2:04
6 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +2:04
7 Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive +2:59
8 Daniel Freitas (Por) LA Alumínios-Antarte +3:33
9 Rafael Reis (Por) Banco BIC-Carmim +3:48
10 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade +3:48
------
Juventude: Rafael Reis (Por) Banco BIC-Carmim
Montanha: Garikoitz Bravo (Esp) Efapel-Glassdrive
Metas Volantes: Daniel Freitas (Por) LA Alumínios-Antarte
Equipas Absoluto: Efapel-Glassdrive
Equipas Clube: Anicolor

Resultados completos em Classificações.net
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.