Avançar para o conteúdo principal

Cavendish e Kwiatkowski, dupla triunfante no final da Volta ao Algarve

A 40ª edição da Volta ao Algarve teve como grande vencedor o jovem polaco Michal Kwiatkowski. A Omega Pharma-Quick Step deu por terminada a Algarvia com um sprintazo vitorioso de Mark Cavendish, o seu primeiro triunfo da temporada: «Viemos pela classificação geral e queríamos uma etapa. Conseguimos duas mais esta de hoje e ainda a geral. A equipa não poderia estar mais satisfeita», confessou Manxman à rádio local Gilão.
 
Vitória ao sprint de Cavendish (By © Bettini Photo)

A 5ª etapa partiu para os derradeiros 155,8 km em Tavira, junto ao histórico Clube de Ciclismo de Tavira, que formou e continua a formar grandes ciclistas portugueses desde 1979, além de ser a casa da equipa continental Banco BIC-Carmim. O tiro de partida soou e, após uma primeira tentativa, a fuga do dia conseguiu formar-se depois da passagem do sprint intermédio no Restaurante Alpendre, bem conhecido por dar nome a uma prova da Taça de Portugal.

A fuga iniciada por Fran Moreno (LDD), Jan Barta (TNE) e Oscar Pujol (SKD) deu lugar a sexteto com a chegada de Garikoitz Bravo (EFG), Delio Fernández (OFM) e Ángel Madrazo (CJR). O grupo ganhou vantagem e passou o sprint de São Brás de Alportel na frente, mas logo a aventura se desvaneceu, fruto da paragem na passagem de nível, aproximando-os do pelotão no seu encalço comandado pela líder Omega.

Ainda assim, o grupo conseguiu manter-se no comando da corrida nas três primeiras passagens pela meta no estreante circuito final em Vilamoura de 11,9 km, que esperava um sprint massivo no 5º e último cruzar da linha. A abrilhantar o cerrar do pano da Algarvia, o triunfo coube ao britânico Mark Cavendish (OPQ), num poderoso sprint frente aos franceses Arnaud Demare (FDJ) e Bryan Coquard (EUC).

A Omega Pharma-Quick Step festejou no pódio a camisola mais desejada de todas, a amarela por Michal Kwiatkowski. Completaram o pódio o espanhol Alberto Contador (TCS) e o luso de arco-íris Rui Costa (LAM).

Por equipas, a Lampre-Merida foi soberana com a espanhola Caja Rural-Seguros RGA e a lusitana OFM-Quinta da Lixa a seguirem-se à equipa italiana nesta classificação.

O pódio encheu-se de portugueses na sua Algarvia. Os heróis nacionais Valter Pereira (BBC) e César Fonte (BOA) conquistaram as camisolas da montanha e das metas volantes, respectivamente. O herói nacional e do mundo Rui Costa (LAM) brilhou com a camisola dos pontos, melhor luso em prova, 3º lugar no pódio final e ainda três 2ºs lugares em etapas.

O que poderia Portugal pedir mais? Uma grande exibição das suas equipas continentais, que se bateram brilhantemente com as poderosas do WorldTour, conseguindo finalizar com Edu Prades e Ricardo Vilela (OFM) em 7º e 13º da geral, bem como Edgar Pinto (LAA) na 10ª posição.

Chegou ao fim a 40ª Volta ao Algarve e foi simplesmente incrível sentir a forma como a Algarvia chamou a atenção de todos… portugueses e estrangeiros, profissionais e fãs de ciclismo. Com ou sem transmissão televisiva a magia não se perdeu, porque ela é feita das pedaladas dos heróis do asfalto, que nunca deixam de dar o melhor de si com ou sem uma câmara a levar ao país e ao mundo o que de melhor se faz no ciclismo português.

Para finalizar, como curiosidade e porque todos contam no pelotão, o jovem luso Carlos Carneiro (BOA) fechou a geral no 155º lugar a 41m07s do vencedor.

Até para o ano, Algarvia!

Resultados
Etapa 5 Volta ao Algarve
1 Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma-Quick Step 3:24:10 [45,786 km/h]
2 Arnaud Demare (Fra) FDJ.fr m.t.
3 Bryan Coquard (Fra) Europcar m.t.
4 Jose Joaquin Rojas (Esp) Movistar m.t.
5 Sacha Modolo (Ita) Lampre-Merida m.t.
6 Alexey Tsatevitch (Rus) Katusha m.t.
7 Danilo Napolitano (Ita) Wanty-Groupe Gobert m.t.
8 Igor Boev (Rus) Rusvelo m.t.
9 Thomas Leezer (Ned) Belkin m.t.
10 Yoann Offredo (Fra) FDJ.fr m.t.
------
Montanha: Valter Pereira (Por) Banco BIC-Carmim
Metas Volantes: César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista
Pontos: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Melhor Português: Rui Costa (Por) Lampre-Merida
Equipas: Lampre-Merida
------
Geral Final Volta ao Algarve
1 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step 16:29:57
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:19
3 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:32
4 Alexandre Geniez (Fra) FDJ.fr +1:13
5 Wilco Kelderman (Ned) Belkin +1:32
6 Rubén Fernandez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:33
7 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +1:35
8 Chris Horner (USA) Lampre-Merida m.t.
9 Simon Spilak (Rus) Katusha +1:41
10 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +1:42
11 Sergey Firsanov (Rus) Rusvelo +1:51
12 Ilnur Zakarin (Rus) Rusvelo +1:54
13 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa +1:56
14 Omar Fraile (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:57
15 Sergei Chernetski (Rus) Katusha +1:59
16 Adriano Malori (Ita) Movistar +2:13
17 Jonathan Castroviejo (Esp) Movistar +2:28
18 Tiago Machado (Por) NetApp-Endura +2:44
19 Jérôme Coppel (Fra) Cofidis +2:56
20 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo +3:12

Resultados aqui
Em seguida, fotos gentilmente cedidas por ©NigelGoodenough


Banco BIC-Carmim (by ©NigelGoodenough)
Tony Martin e Mark Cavendish (by ©NigelGoodenough)
Pelotão Volta ao Algarve (by ©NigelGoodenough)
Pelotão Volta ao Algarve (by ©NigelGoodenough)
Lampre-Merida vencedora por equipas (by ©NigelGoodenough)
Festa final do pódio (by ©NigelGoodenough)
Michal Kwiatkowski, Rui Costa e Alberto Contador (by ©NigelGoodenough)
Michal Kwiatkowski (by ©NigelGoodenough)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.