Avançar para o conteúdo principal

Sensações do GP Liberty Seguros


Por vezes, sou criticada por ver no ciclismo português uma grandiosidade inexistente. Nos últimos quatro dias estive a viver in loco o 5º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria. Foi a primeira vez que vivi por dentro uma corrida. A minha opinião mudou?...

Cheguei a Santa Maria da Feira sem criar expectativas sobre como se iriam desenrolar os dias. Quis ir de mente aberta e tentar perceber se a minha visão estava assim tão errada. Na verdade, o que vi nestes dias só aumentou a admiração sentida por todos os heróis do pelotão, do primeiro ao último classificado, dos elites aos sub-23.

1 etapa... a beleza do contra-relógio por equipas, a perfeição de uma Efapel/Glassdrive a trabalhar em conjunto para a vitória da jornada. Acompanhar de mota as esquadras na estrada é uma sensação indescritível. Tem-se a perfeita noção das dificuldades de uma etapa como esta. Não muito praticado no país, o contra-relógio por equipas requer um treino muito específico, uma simbiose perfeita entre cada companheiro que algumas equipas conseguiram demonstrar, outras nem tanto.


2 etapa... alta velocidade e vento num dia em que muitos esperavam um sprint e, no final, a fuga teve êxito na subida ao Castelo de Montemor-o-Velho. Maravilhoso trabalho de Lluis Mas e Raúl Alarcón no desfecho da jornada, o primeiro a brilhar na meta e o segundo com a camisola amarela.


3 etapa... talvez o dia mais nervoso na estrada com muitas curvas, subidas e descidas, o líder Raúl Alarcón a furar e a equipa a trabalhar a todo o gás para devolvê-lo ao pelotão. No carro do líder pude sentir toda a adrenalina existente na ténue linha entre a vitória e a derrota. O final foi sorridente para o líder do Louletano/Dunas Douradas e igualmente para Délio Fernández, que conquistou a etapa após um salto inteligente do pelotão nos momentos finais.


4 etapa... lindíssimo cenário do Circuito do Castelo, repleto de aficionados no pavé final e com direito a um troço de sterrato. Perfeito para o desfecho do Grande Prémio e ainda mais inesquecível pela vitória da etapa de César Fonte. Após algumas tentativas de atacar no pelotão, arrebata a linha de meta entre os aplausos de todos quantos esperavam um triunfo luso. Mas um pouco luso é já o galego Délio Fernández, pela forma como tem vindo a abraçar o ciclismo português e abraçou a vitória final desta Volta.


No meio de todas as emoções ficam na memória momentos particulares, extra corrida, mas que enriquecem a experiência de viver por uns dias neste mundo luso das bicis... O beijo apaixonado entre um jovem ciclista e a menina do pódio. Conhecer o ídolo de sempre, Marco Chagas, que me fez enamorar deste desporto e chegar mesmo a entrevistá-lo. Estar ao lado do pelotão ao longo das etapas e na última viver um pouco de Paris-Roubaix à portuguesa. A simpatia de um comissário a descrever as bonitas paisagens por onde o pelotão ia pedalando. Viver uma etapa no carro do líder. Falar com ciclistas que admiro desde há muito como Samuel Caldeira, Rui Sousa, Filipe Cardoso e, claro, Sérgio Ribeiro, além de jovens talentos que espero ver brilhar muito mais como Leonel Coutinho, Frederico Figueiredo, António Barbio e Rafael Reis. Querer entrevistar Hélder Ferreira e não ter tempo para o fazer. Passar ao lado de Pedro Paulinho e não conseguir pedir para tirar uma foto com ele (esta minha timidez...) ou até ser envergonhada pelo ‘Senhor’ speaker da Volta... Tudo fez parte de um sonho vivido ao longo de quatro dias, que jamais esquecerei. O ciclismo português está vivo e recomenda-se. É grandioso pelos seus ciclistas e por todos aqueles que trabalham para pôr na estrada cada corrida. Ainda mais grandioso foi este Grande Prémio, que fez questão de lembrar e homenagear grandes glórias do passado: Onofre Tavares, Alves Barbosa, Mário Silva e Joaquim Andrade.


E tudo na companhia de uma equipa extraordinária, a Pedaleo. Jesús, Mabi, Pablo e Jorge... Muito trabalho foi realizado e a paixão pelo ciclismo faz esquecer qualquer noite mal dormida ou o nervoso sentido no momento das entrevistas. E, claro, sempre teremos o vinho verde, a Super Bock e o chá de camomila! Parabéns a todos os vencedores!


Highlights e resumos alargados das quatro etapas, fotografias e crónicas... Tudo em www.pedaleo.com

Comentários

  1. De facto, uma visão idílica do ciclismo português atual... mas também confesso que é uma visão que vai fazendo falta. Nota-se paixão e isso é a verdadeira essência dos verdadeiros amantes da modalidade que, tal como eu, por vezes, entusiasmam-se com muito pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos meus olhos, o pouco torna-se muito quando sinto e vejo o quanto cada ciclista luta na estrada para se manter neste desporto. E a palavra que utiliza é a ideal... paixão, é o que me liga ao ciclismo. Há que desfrutar e valorizar o que de bom existe no nosso ciclismo. Obrigada por ler as minhas palavras!

      Eliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.